terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ele Vale Quanto Pesa?

Foi com esse titulo que a Revista Placar desse mês na capa sobre a contratação de Ronaldo pelo Corinthians questionando se quem foi contratado foi o jogador ou o produto de marketing...
Com cifras milionárias para um jogador que nem ele sabe se vai continuar jogando, o mundo todo está se perguntando se não foi apenas uma forma do clube tentar arrecadar mais dinheiro...
Como publicitário estava analisando os números fornecidos pela revista e fiquei impressionado com as bases do negócio e como ele foi fechado, senão vejamos:
Ronaldo terá direito a uma comissão de 30% nas publicidades da camisa e das mangas e de 80% nas publicidades no short e no meião e sem falar que terá um salário fixo de 400 mil reais, com isso terá uma renda estimada em 15 milhões em um ano de contrato....
Mais fico imaginando quantas partidas ele irá disputar, já que nem data para estrear tem definida, não joga já faz um tempinho, tem os dois joelhos avariados, é reconhecidamente um baladeiro, está muito acima do peso...
Será que as televisões que possuem o direito de transmissão irão pagar mais só porque existe a possibilidade de Ronaldo estar em campo? E se ele não jogar a maioria das partidas o clube ou ele irá devolver o que conquistou a base de sua imagem? Será que ele vai jogar em todos os campos dos campeonatos? É um investimento de risco que está sendo feito por um clube de futebol, então se não der certo não reclamem que não tem dinheiro para novos investimentos...
Bom gente, se me perguntassem se meu clube deveria fazer um investimento assim, como publicitário diria que não, pois apesar de ser um retorno certo, se não funcionar pode retornar com um baita prejuízo para o clube, volto a afirmar estou analisando como um profissional...
É diferente por exemplo de David Beckham, que deixou de ser jogador para ser apenas um produto e a prova disso foi a contratação pelo Milan por apenas três meses para vender camisa e ter uma divulgação nos países asiatícos, onde ele é considerado um Deus do Futebol...
Pois é, essa é apenas minha humilde opinião em relação ao que ocorre no mundo do esporte bretão, essa junção de futebol e marketing da forma que está sendo feita, não sei se é a mais correta...

Um abraço para todos:
Beto L. Carvalho
Carpe Diem

Nenhum comentário: